A Neoenergia realizou ao longo de 2022 a substituição de 842 mil lâmpadas halógenas, fluorescentes ou incandescentes por modelos de LED para consumidores e instituições de comunidades populares localizadas nas áreas de atuação do grupo. A iniciativa, que faz parte do projeto Energia com Cidadania, foi executada por cinco distribuidoras da companhia, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Brasília (DF) e Neoenergia Elektro (SP e MS).
As ações integram o Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Aneel. Segundo a companhia, na Bahia foram substituídas mais de 239 mil unidades em residências de consumidores de baixa renda, e mais de 49 mil em 552 instituições dessas localidades. Já em Pernambuco o número de trocas foi de 225 mil equipamentos no estado, sendo 177 mil em residências e 48 mil em 300 organizações que realizam atendimentos à população como postos de saúde e escolas.
De acordo com a distribuidora, em São Paulo, substituiu 174 mil lâmpadas por LED no total, enquanto em Brasília a soma ficou em 81 mil trocas. Para terminar, no Rio Grande do Norte foram instaladas 74 mil unidades.
O projeto segue avançando em 2023, com ações programadas para a cidade de Mossoró (RN) e em Ipojuca (PE), onde a companhia realiza a substituição de 2,6 mil lâmpadas halógenas, fluorescentes ou incandescentes, em 28 instituições públicas do município por equipamentos LED.